segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nirvana - Nevermind


Nirvana


Nevermind

No dia 24 de setembro estará fazendo 20 anos o álbum Nevermind do Nirvana. Muitos sites, blogs e revistas anteciparam suas homenagens. Eu também vou antecipar.


O Impacto Nevermind

A primeira vez que ouvi falar do Nirvana alias, a primeira que li sobre Nirvana foi através da Revista Bizz que depois, passou a ser chamada de Showbizz. Bem, a reportagem destacava algumas bandas da cidade de Seattle que vinham chamando atenção da mídia e, decorrendo meus olhos pela pagina me deparei com nomes de bandas totalmente desconhecidas na época: Soundgarden, Pearl Jam, Nirvana, Mudhoney, Tad, Screaming Trees, Alice in Chains, etc.
Na verdade eu conhecia o Alice in Chains, pois, tinha programa na rede Cultura chamado Som Pop apresentado pelo Kid Vinil que o clipe “Man in the Box” passava exaustivamente. Essa reportagem da Revista Bizz sobre Seattle poderia passar em branco se não existisse uma musica chamada “Smell like teen spirit”. Em minha opinião nem existiria o tal Grunge, Seattle ainda seria a cidade de Jimi Hendrix, o Pearl Jam talvez nem existiria, o Alice in Chains não passaria do segundo álbum e a Subpop? Talvez ainda um pequeno selo.
A grandeza do Grunge começa aqui:


Entretenha-nos

Vou revelar algumas verdades sobre mim:
O álbum Nevermind não é o meu preferido. Simpatizo mais com “In Utero”.
“Smell like teen Spirit” não é melhor do Nirvana. Gosto de “Milk it”
"O Nirvana é melhor que The Beatles"



Kurt Cobain foi embora e minha ambição também...

Eu não sei se eu tinha tendência para alcoolismo, no entanto “Nevermind” foi trilha sonora das minhas noites de total embriagues. Eu me recordo de noites dormindo na calçada ou no ponto de ônibus sempre cantarolando alguma musica do Nirvana e, quantas foram às vezes que eu cheguei à minha casa achando que era o próprio Kurt Cobain quebrando pratos, copos e cadeiras. Gritando com todo mundo, chutando gatos e cachorros que ousassem cruzar o meu caminho e no momento seguinte ajoelhado diante do vaso sanitário, contorcendo de dores estomacais e com vomito 
interminável.


Memórias, memórias, memórias, memórias...

Enfim, Nevermind destruiu minha vida. Se existia algum objetivo, algum plano, algum sonho? Hoje não existe mais. Sou tão estúpido. Sou melhor no que faço de pior.
Quando leio algum critico elogiando este álbum. De cara eu já julgo. Não gosta porra nenhuma do Nirvana. Cara que fala ou escreve deste álbum no mínimo têm que andar uns três quilômetros na contramão pisando fundo.


Nevermind não é um álbum de rock, é uma doença incurável.
Distúrbio bipolar, distúrbios alimentares, distúrbios de sono, inquietude, agitação, desinteligência... Sofro dessa doença há quase vinte anos. Muitos sucumbiram o próprio Kurt Cobain sucumbiu. Sofro de uma doença incurável chamada Nevermind.
Polly wants a cracker...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...