sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Grizzly Bear - Shields



Engraçado, esperei pela chuva pra ouvir este álbum e, isto é serio.
Foram duas tentativas frustradas em dias ensolarados, o tempo seco, irritação do nariz, irritação dos olhos... E como a estiagem prolongou-se o mês de agosto inteiro e meado de setembro, esqueci-me deste álbum.
E antes que alguém me questiona se no encarte do álbum tem um aviso “Recomendamos ouvir em dias de chuva”. Não, não existe. Porem deveria, confesso que as duas tentativas frustradas houve crises de tosses ininterruptas, coceira nos olhos e dor de cabeça.  
Sou dotado de uma crendeirice prodigiosa e, acredito piamente no poder da música:
É música que revoluciona e dita novos padrões

É a musica que nos faz viajar sem sair do lugar

É a musica que nos faz gritar

Enfim...
Nuvens escuras no céu cobrindo milhares de estrelas, vento soturno que assovia e arrasta a poeira, folhas secas e sacolas plásticas. Ruas vazias ou quase, um cachorro vira-lata passa rapidamente a favor do vento talvez procurando um abrigo, o barulho que os fios elétricos sustentados pelos postes de concretos fazem é fantasmagórico, uma pipa desenrosca da afiação é segue a mesma direção da poeira, das folhas secas, das sacolas plásticas e do cachorro vira-lata.
Começa a chuva, uma chuva silenciosa e sem trovoes. O cheiro de terra molhada me enche de nostalgias, o cachorro vira-lata retorna todo molhado ainda em procura de abrigo.
Aperto o play:
Sleeping Ute – parece que o álbum vai funcionar com a chuva mesmo.  Não espirro, meus olhos estão livres da coceira e a musica é um emaranhados de ritmos que funcionam no primeiro instantes... Mas logo me lembrei do Jeff Buckley.

Eu também achei como muitos acharam que The Hunt e Yet Again lembra demais Radiohead.

Você não vai acreditar, talvez seja por causa da luz acesa do meu quarto, o cachorro voltou e ficou parado em frente do portão da minha casa.
Senti na obrigação de deixar o meu aposento quente e calmo e, sair descalço pela porta da sala na direção do portão da garagem. Comovido deixei entrar:
_Filha da puta – A cachorro abanou o rabo me molhando com a água fria da chuva.
Mas, foi nos primeiros acordes da música Half Gate que o som do trovão eclodiu fazendo tremer toda argamassa e ferragens da minha casa, o cachorro também saltitou da caixa de papelão que eu tinha feito como seu abrigo e, latiu desorientado.

Half Gate é que mais me impressiona deste álbum texturas de jazz e um coral longínquo, tambores e violoncelos.
A última música do álbum “Sun In Your Eyes” tem mais de sete minutos de duração e, durante esse tempo fiquei ali observando a chuva escorrer pela calçada, rápida e destrutiva. Enquanto eu ouvia:



It overflows, it overflows
It always runs
It overflows, it overflows
It always runs
Silver inside
Endless abundance overflows

Simultaneamente no termino da chuva coincidiu com o do  álbum. Abri o portão para o cachorro que estava desesperado pra ganhar a rua novamente e, uma nova irritação no nariz me fez espirrar dezenas de vezes.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...