quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Legião Urbana - A Tempestade ou O Livro Dos Dias (Recapitulando)


Legião Urbana

A Tempestade ou Livro dos Dias da Legião Urbana era o álbum preferido de Cristina. Na verdade Cristina adorava a discografia inteira dos caras, não posso afirmar que Cristina era fã mais fanática pela banda pois, tratando-se da Legião Urbana que, pra  muitos é uma Religião...
... Renato é nome do meu filho mais velho e Eduardo do caçula. Tudo na vida de Cristina tinha um pouquinho da Legião.
Se o dia estivesse ensolarado lá estava Cristina cantarolando:
Quando o sol bater na janela do seu quarto...”.
Se o céu estivesse nublado:
Corre, corre, corre. Que vai chover. Olha a chuva!”.

Eu conheci a Legião Urbana desde do seu primeiro sucesso radiofônico “Será” em 1985. No entanto a Legião estava apenas engatinhando no que ficou conhecido como Rock Tupiniquim pois, naquele ano o cenário era dominado pelo Ultraje a Rigor (Lp : Nós vamos invadir sua Praia), Kid Abelha  e os Abobaras Selvagens (Lp: Seu Espião), Paralamas do Sucesso (Passa do Lui) e etc...
Foi uma época muito produtiva no Rock Nacional, talvez pela própria situação política o jovem tinha muito o que falar e acabava expressando através da musica, do Rock Tupiniquim.

Ultraje a Rigor




A gente não sabemos
Escolher presidente
A gente não sabemos
Tomar conta da gente
A gente não sabemos
Nem escovar os dente
Tem gringo pensando
Que nóis é indigente...

Conheci a Legião Urbana antes do Joy Division e do Morrissey por isso convivi com a certeza por alguns anos que o Renato Russo era o cara mais autentico do Rock.
Não importa. Alias pra Cristina isto nunca importou. Ela sempre me questionava.
_Quais de suas bandas favoritas hoje em dia que são autenticas?
Devido a minha demora Cristina insistia.
_Qual?
_ The Prodigy.
_Que The Prodigy que nada. Você nem gosta disso.


Enfim...

Fui eu que presenteei Cristina no seu aniversário com álbum “Tempestade”. Na verdade era uma compra indireta pra mim mesmo, pois naquela época ela nem conhecia a Legião Urbana direito. Conhecia o que tocava na radio. Alias Cristina fez o caminho inverso, começou pelo o ultimo. Para ela o Renato Russo ou a Legião Urbana (às vezes acho que o Renato Russo era a Legião Urbana) fosse o personagem do  filme "O Curioso Caso de Benjamin Button”.

_ Eu posso não ser a fã numero um da Legião Urbana mas, talvez seja a única que conheceu a Legião desta maneira. 
_Que maneira?
_Do fim ao começo.

Eu sempre achei que morreria antes de Cristina pelo simples fato de ser o homem, de beber, de fumar, de dormir pouco. Quantas e quantas vezes eu pensei na morte e, tantas e tantas vezes eu cheguei bem perto. Cristina amava a vida, amava seus filhos, me amava.

Eu sei porque você fugiu
Mas não consigo entender
Eu sei porque você fugiu
Mas não consigo entender

A casa está vazia Cristina se foi, as crianças vivem nas casas dos avós, o jardim que era a paixão de Cristina hoje é um matagal enorme.
As vezes penso que Deus foi desonesto comigo

Ausente o encanto antes cultivado
Percebo o mecanismo indiferente
Que teima em resgatar sem confiança
A essência do delito então sagrado
Meu coração não quer deixar
Meu corpo descansar
E teu desejo inverso é velho amigo
Já que o tenho sempre a meu lado
Hoje então aceitas pelo nome
O que perfeito entregas mas é tarde
Só daria certo aos dois que tentam
Se ainda embriagado pela fome
Exatos teu perdão e tua idade
O indulto a ti tomasse como bênção
Não esconda tristeza de mim
Todos se afastam quando o mundo está errado
Quando o que temos é um catálogo de erros
Quando precisamos de carinho
Força e cuidado
Este é o livro das flores
Este é o livro do destino
Este é o livro de nossos dias
Este é o dia de nossos amores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...