terça-feira, 17 de maio de 2011

Suede - Dog man star


Segunda-feira 16/05/2011 abrindo meus e-mails tive uma grata surpresa.
Assunto: Tendência Indie.
Um e-mail de Portugal questionando-me sobre Cristina principalmente o gosto musical dela. Confesso que quando conheci Cristina a única banda de Rock que ela gostava era o Bon Jovi. No entanto com decorrer do tempo ela me surpreendeu com suas descobertas musicas. Vou escrever os três álbuns que Cristina mais gostava, porém vou dividir em três partes, pois um forte resfriado apoderou-se do meu corpo.


O ano era 1992 vivíamos, o auge da era grunge. A cidade de Seatlle já tinha proliferado pelos quatros cantos do mundo através de bandas como : Nirvana, Pearl Jam, Alice In chains, Soundgarden, Mudhoney... O tênis All Star, a blusa de flanela xadrez amarrada na cintura e o famoso cavanhaque era visual mais descolado daquela época.
Kurt Cobain vocalista da banda Nirvana já era considerado um ícone do movimento muito antes do seu suicídio em 1994.

(Só o rock and roll: morte prematura ídolo eterno)

Foi nessa época que conheci Cristina, com sua mini saia colegial e meia arrastão. Ela não fazia parte da nossa turma e nem compartilhava a nossa bebida, o famoso tufão, (pinga+refrigerante barato+garrafa pet), mas tinha visual grunge o que chamava minha atenção.
Com todos esses atributos, ou melhor, com este atributo (visual grunge) demorou ainda dois anos pra eu criar coragem e chegar em Cristina. Lembro vagamente o que eu disse para ela, mas recordo-me muito bem desse pequeno dialogo:
_Você conhece o Nirvana?
_Não.
_Você conhece o Alice in chains?
_Não.
_Você conhece o Mudhoney?
_Não.
_Você conhece o Pearl jam?
_Nossa o Eddie Vedder é lindo!!!

No dia seguinte gastei minhas economias com vinil “Ten” do Pearl Jam:
_Cristina trouxe um presentinho pra você.
Cristina abre:
_Nossa o vinil do Pearl Jam!!!
_Ai tem as musicas: Black, Ocean, Alive… Você gosta?
_Não. Mas o Eddie Vedder é lindo.

Kurt Cobain já havia morrido e, certamente o movimento grunge havia sido jogado no mar juntamente com suas cinzas.

Criei coragem numa tarde chuvosa e fui pra casa de Cristina. Sua mãe me vendo todo molhado no portão me convidou pra entrar.
_Você é amigo dela.
Disse meu nome, e pra minha surpresa ela me disse:
_Cristina sempre fala de você. Espera ai vou chamá-la.
De repente Cristina aparece assustada.
_Seu louco o que você está fazendo aqui? Olha. Você está todo molhado. Entre, vamos lá no meu quarto.
O quarto de Cristina era cheio de pôsteres colado na parede: Eddie Vedder, dividia aquela parede de massa lisa com Jon Bon Jovi, Tom Cruiser, Sebastian Bach e outros.

_O que você está ouvindo?
_Ah!!! É uma banda da Inglaterra... O nome é Suede. Você conhece?
_Não, nunca ouvir falar...
_È um cd importado...
_Você tem aparelho que toca cd?
_Tenho.
_Chique hein...
_Nossa que vergonha “The wild ones” uma balada... Deixa pular esta música.
_Não. Deixa… Eu gostei.
_Sério?
_Meio David Bowie. Legal, você gosta disso?
_Eu adoro. Eu adoro a voz de Brett Anderson.


Dois dias depois voltei pra casa de Cristina e lá, estava ela ouvindo Suede:
_Essa é ´Daddy´s speeding”
Outro dia encontrei Cristina no caminho da escola cantarolando:

New generation

Down through the platinum spires
Down through the telephone wires
And we shake it around in the underground
And like a new generation rise…

_Que música é essa?
_New generation do Suede.

Cristina ouvia Suede noite e dia. Chegou um dia em que não tinha mais jeito fui novamente pra casa de Cristina. Apertei a campainha e lá saiu ela cantando e cantado como se fosse o próprio Brett Anderson, as vezes rebolando e passando as mãos pelos cabelos:

Black or Blue
He said,
"I don't care if you're black or blue,
me and the stars stay up for you
I don't care who's wrong or right
and I don't care for the
U.K.
tonight so stay, stay"

_Cristina eu trouxe aqui uma fita cassete pra voce gravar pra mim o cd do Suede “Dog man star”

Cristina sorriu quase que adivinhando que aquele cd um dia faria parte da “nossa” coleção do Suede.

“Still life” me fez chorar hoje enquanto escrevia...






Um comentário:

  1. Eu sou uma Cristina: apaixonada pela voz do Brett Anderson, apaixonada pelo Dog Man Star desde o lançamento. Esse album acompanhou o início dos meus 20 anos e eu nunca deixei de ouví-lo. Ainda lembro do belo clip de The Wild Ones e se a Cristina achava o Vedder lindo, ou achava o Brett - q aliás continua bonito até hoje, mesmo com as drogas tendo marcado seu belo rosto mais do que deveria.

    Acabei de voltar do Berlin Festival onde realizei o sonho de ver o Suede. Eu quera mesmo é tere assistido às turnês dos dois primeiros álbums mas mesmo só vendo Anderson & Cia agora, posso dizer que o tempo parece não tere passado para eles, o som continua ótimo e o Brett parece ainda tere 20 e poucos anos. A Cristina teria adorardo o show, tenho certeza.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...